Pesquisar este blog

Translate

domingo, 21 de setembro de 2014

Biodiversidade




Biodiversidade


 O termo biodiversidade significa a diversidade biológica, ou seja,  a variedade de formas de vida presentes na Terra. Dentro da biodiversidade existem divisões, sendo elas: diversidade ecológica, genética e orgânica.
  •  Diversidade Ecológica: As populações de uma determinada espécie e de espécies diferentes interagem entre si formando comunidades; essas comunidades interagem com o ambiente formando ecossistemas, que interagem entre si formando paisagens, que formam os biomas, por exemplo: Cerrado, Caatinga, Desertos, Oceanos, Mata Atlântica e outros. Uma vez que alguma dessas populações são afetadas direta ou indiretamente com algum tipo de impacto ambiental, o bioma inteiro será transformado. 
  • Diversidade Genética: Indivíduos de uma determinada espécie são diferentes geneticamente, portanto possuem variabilidade genética (de genes), esta que permite que cada indivíduo possua uma combinação de genes única. Tendo características diferentes um dos outros, como a cor dos olhos, da pelagem, morfologia, entre outras que os tornam únicos. Podemos citar como exemplo, o tigre, um felino que aparentemente parece ser idêntico aos outros de sua espécie, porém as suas listras funcionam como as digitais de nós humanos, são diferentes, possuem formas diferenciadas em cada indivíduo.

Repare nas listras de cada um dos tigres!
  • Diversidade Orgânica: Essa categoria está diretamente relacionada a teoria da evolução das espécies. Onde indivíduos que possuem uma história evolutiva comum, são agrupados. O que estabelece particularidades de cada indivíduo que não são passadas para outros seres vivos. Atualmente são identificada cerca de 1,7 milhões de espécies, mas as estimativas chegam de 10 a 30 milhões de espécies na Terra.


Portanto, algo tão belo e que apresenta suma importância para o equilíbrio das espécies na Terra, deve ser preservado e tratado com mais consciência e cuidado por nós seres humanos, para que no futuro (que está próximo) não ocorra o desequilíbrio e venhamos sofrer drásticas consequências por falta de atitudes no presente!

Escrito por: Gleyce Kelly, Técnica em Meio Ambiente.







Nenhum comentário:

Postar um comentário